dezembro 09, 2010

Viagem ao Peru: Ollantaytambo, repouso do guerreiro Inca

Segundo nossos guias, o nome Ollantaytambo signica local de descanso de Ollantay, que foi um grande general Inca. O vilarejo peruano erguido sobre as ruínas do império andino esconde ao fundo um fortificado militar de onde há uma vista privilegiada da região.


Uma curiosidade é o rosto de um senhor barbudo esculpido em uma montanha bem a frente da parte nobre da cidade. Diz a lenda que um senhor apareceu em Ollantaytambo e apresentou-se como um Deus. No entanto as feições dele diferiam em muito da etnia quéchua, inclusive tendo uma barba volumosa, coisa que os nativos não costumavam ter. Por causa disso ele foi motivo de troça. Por vingança, o senhor subiu a montanha e passou o resto de sua vida esculpindo uma imagem de si mesmo obrigando os aldeões a verem ele de qualquer parte em que estavam.


Outro ponto interessante é um templo com arquitetura característica dos Tiwanakus, uma civilização bem anterior aos Incas, originária da Bolívia, demonstrando que este outro povo também teve uma zona de influência grande.


Ollantaytambo foi nossa ultima parada no passeio que fizemos pelo Valle Sagrado. Lá que pegamos o trem em direção a Aguas Calientes, vila onde descansamos antes de nossa ida a Macchu Picchu. Recomendo àqueles que visitarem Cuzco no Peru que visitem esse vilarejo, não só para conhecer as ruínas, mas também para passear por entre as ruelas dela e tirar fotos incriveis.

Veja todas as fotos que tiramos em Ollantaytambo

Nenhum comentário: